segunda-feira, 2 de abril de 2012

George Boole

Olá, pesquisadores.



Conforme solicitação e colaboração do aluno Vinícius Scariot (Turma 301), e também enfatizando o Projeto Londres, que estará sendo realizado nas mais variadas disciplinas no Colégio Estadual Imigrante, em Caxias do Sul-RS, vamos trocar algumas ideias sobre o matemático e filósofo britânico George Boole.



Seguimos com nosso quebra cabeças. Pode ficar cada dia mais divertido, basta acreditarem e se dedicarem àquilo que fazem.


Conto com a participação de todos.


Um grande abraço.


Profe Maísa
_________________________________________________________________


Olha o resultado da colaboração de vocês. Abaixo segue o texto para estudo.


Beijão da Profe Maísa



George Boole

Matemático inglês, nascido em Lincoln no dia 2 de novembro de 1815. Era de família pobre e estudava por conta própria; dedicava-se ao latim e ao grego. É considerado o pai da lógica moderna e suas teorias implicam no desenvolvimento deste aparelho que estamos usando agora para comunicarmos: o computador. A única orientação que teve foi de um dono de uma livraria que o ensinou gramática. Aos doze anos traduziu os versos de Horácio para o Inglês. O aprendizado inicial foi dado por seu pai e por não poder financeiramente ter a profissão que queria, resolveu se tornar padre. Embora não tenha se concretizado a ideia, os ensinamentos não foram em vão, pois aprendeu francês, alemão e italiano. Finalmente encontrou seu caminho, abriu uma escola e buscou grandes mestres da matemática. Seu primeiro trabalho foi ignorado pela maioria dos matemáticos, exceto pelos raros. Disse Bertrand Russel: "a matemática pura foi descoberta por Boole em seu trabalho, Leis do Pensamento".
Aos vinte anos dominou a "Mécanique Céleste" obra dificílima pouco esclarecida pelo autor, por falta de interesse. A seguir tentou acompanhar a "mecânica analítica de Logrance”, fazendo assim sua primeira contribuição à matemática. Em seu estudo solitário descobriu as invariantes, que sem elas a teoria da matemática invariante (que cresceu a partir dos primeiros trabalhos algébricos) a teoria da Relatividade, teria sido impossível.
Boole enviou seu trabalho para o jornal de matemática de Cambridge e seu diretor foi o escossês D.F. Gregory. As características de Boole impressionaram Gregory iniciando uma amizade que perdura pra o resto da vida. Justo nesta época que surgiu a concepção sobre a álgebra. Sem a concepção de que a álgebra nada mais é do que um sistema abstrato incapaz de avançar para invariantes, sob a direção de Hamilton.
Por iniciativa própria, separou os símbolos das operações matemáticas. Seu trabalho é extremamente interessante a criação de um simples e manejável sistema simbólico, ou seja, a lógica matemática.
George Boole publicou An investigation into the Laws of Thought, onde definiu as teorias matemáticas da lógica e da probabilidade, estabelecendo ao mesmo tempo a lógica formal e uma nova álgebra. Boole viu a lógica de um modo novo e chegou a uma álgebra mais simples. Ele fez uma analogia entre os símbolos algébricos e os que representavam a lógica, e isso deu início a álgebra da lógica conhecida como Álgebra Booleana, que é muito aplicada na computação (notadamente em programação, via linguagens de programação).
Boole teve muitos outros trabalhos publicados, um Tratado em Equações Diferenciais, um Tratado em Cálculo de Diferenças Finitas, além de mais de 50 documentos sobre as propriedades básicas dos números.
No seu trabalho Boole foi reconhecido como gênio. Ele recebeu títulos das Universidades de Dublin e Oxford e foi eleito Fellow of Royal Society em 1857, mas Boole teve uma carreira muito curta, pois começou tarde e terminou com sua morte aos 49 anos. Um ano após a sua publicação casou-se com Mary Everest, sobrinha do coronel George Everest. Sua mulher tornou-se sua devotada discípula. Depois da morte do marido, Mary Boole aplicou algumas ideias que ela havia adquirido dele para racionalização e humanização da educação de crianças, através do folheto Psicologia de Boole.
O trabalho de Boole foi fundamental para a evolução dos computadores. A Álgebra Booleana tem aplicações na estrutura dos computadores modernos e nas ligações telefônicas.
O matemático George Boole abriu caminho para toda a estrutura computacional dos dias de hoje, desenvolvendo a Lógica Booleana, ou matemática pura, através da combinação das chamadas variáveis booleanas em torno de uma lógica específica. Analisadas aos pares, as variáveis booleanas assumem valores binários (0 ou 1, falso ou verdadeiro).
Exemplo:
Variáveis A=1, B=1----->Resultado=1
Variáveis A=1, B=0----->Resultado=0
Variáveis A=0, B=1----->Resultado=0
Variáveis A=0, B=0----->Resultado=0

No exemplo acima, vemos duas variáveis booleanas agrupadas em lógica AND (o resultado só retorna verdadeiro se ambas as variáveis forem verdadeiras). Há diversos tipos de lógicas segundo as quais as variáveis booleanas podem ser agrupadas. As principais são, além da AND, a OR (o resultado só retorna verdadeiro se uma ou ambas as variáveis forem verdadeiras) e a XOR (o resultado só retorna verdadeiro se uma das variáveis for verdadeira). 
Esta lógica permite o barramento ou passagem de informação pela satisfação de condições pré-estabelecidas, podendo ser utilizada em funções de alternância, controle bilateral, inversão, entre outros. Na eletrônica moderna, circuitos integrados chamados placas lógicas (compostos de sub-circuitos chamados portas lógicas) desempenham estas funções. 
Boole morreu de pneumonia, honrado e com crescente fama, em 1864.
Algumas linguagens de programação tem um tipo lógico chamado bool como referência ao seu nome.




31 comentários:

  1. Olá,

    George Boole foi um matemático inglês, nascido em Lincoln no dia 2 de novembro de 1815.
    Era de família pobre e estudava por conta própria; dedicava-se ao latim e ao grego.
    É considerado o pai da lógica moderna e suas teorias implicam no desenvolvimento deste aparelho que estamos usando agora para comunicar-mos: o computador.

    Lílian Kelim - 301

    ResponderExcluir
  2. Oie ^^!!

    Única orientação que teve foi de um dono de uma livraria que o ensinou gramática. Aos doze anos traduziu os versos de Horácio para o Inglês. O aprendizado inicial foi dado por seu pai. Por não poder financeiramente realizar profissões que queria,resolveu se tornar padre.Embora não tenha se concretizado a ideia, os ensinamentos não foram em vão pois aprendeu Francês, Alemão e Italiano. Finalmente encontrou seu caminho, abriu uma escola. Buscou grandes mestres da matemática, seu 1° trabalho foi ignorado pela maioria dos matemáticos, exceto pelos raros. Disse Bertrand Russel:"a matemática pura foi descoberta por Boole em seu trabalho, " Leis do Pensamento".
    Aos vinte anos dominou a " Mécanique Céleste" obra dificílima pouco esclarecida pelo autor, por falta de interesse. A seguir tentou acompanhar a "mecânica analítica de Logrance,fazendo assim sua 1° contribuição à matemátic. Em seu estudo solitário descobriu as invariantes, que sem elas a teoria da matemática invariante(que cresceu á partir dos primeiros trabalhos algébrico)a teoria da Relatividade , teria sido impossível.
    No limiar de sua carreira viu que os outros podiam ter percebido. Viu que outros tinham negligenciado devido ao forte sentimento de simetria e beleza das relações . Boole enviou seu trabalho para o jornal de matemática de Cambridge e seu diretor foi o escossês D.F. Gregory. As características de Boole impressionaram Grêgory iniciando uma amizade que perdura pra a oresto da vida.Justo nesta época que surgiu a concepção sonre a algebra. Sem a concepção de que a algebra nada mais é do que um sistema abstrato incapaz de avançar para invariantes, sob a direção de Hamilton.
    Por iniciativa própria separou os simbolos das operações matemáticas. Seu trabalho é extremamente interessante-a criação de um simples e manejável sistema simbólico,ou seja, a lógica matemática.

    Beijooos!!
    Caroline Tomé-301

    ResponderExcluir
  3. George Boole publicou An investigation into the Laws of Thought onde definiu as teorias matemáticas da lógica e da probabilidade estabelecendo ao mesmo tempo a lógica formal e uma nova algebra. Boole viu a lógica de um modo novo e chegou a uma álgebra mais simples. Ele fez uma analogia entre os símbolos algébricos e os que representavam a lógica. E isso deu inicio a álgebra da lógica conhecida como Álgebra Booleana, que é muito aplicada na computação (notadamente em programção, via linguagens de programação).
    Boole teve muitos outros trabalhos publicados, um Tratado em Equações Diferenciais, um Tratado em Cálculo de Diferenças Finitas, além de mais de 50 documentos sobre as propriedades básicas dos números.
    No seu trabalho Boole foi reconhecido como gênio. Ele recebeu títulos das Universidades de Dublin e Oxford e foi eleito Fellow of Royal Society em 1857. Mas Boole teve uma carreira foi muito curta, pois começou tarde e terminou com sua morte aos 49 anos. O trabalho de Boole foi fundamental para a evolução dos computadores. A Álgebra Booleana tem aplicações na estrutura dos computadores modernos e nas ligações telefônicas.

    Alexandra Lovatto - 301

    ResponderExcluir
  4. O matemático George Boole abriu caminho para toda a estrutura computacional dos dias de hoje, desenvolvendo a Lógica Booleana, ou matemática pura, através da combinação das chamadas variáveis booleanas em torno de uma lógica específica. Analisadas aos pares, as variáveis booleanas assumem valores binários(0 ou 1, falso ou verdadeiro).

    Exemplo:

    Variáveis A=1, B=1----->Resultado=1
    Variáveis A=1, B=0----->Resultado=0
    Variáveis A=0, B=1----->Resultado=0
    Variáveis A=0, B=0----->Resultado=0

    No exemplo acima, vemos duas variáveis booleanas agrupadas em lógica AND(o resultado só retorna verdadeiro se ambas as variáveis forem verdadeiras). Há diversos tipos de lógicas segundo as quais variáveis booleanas podem ser agrupadas. As principais são, além da AND, a OR(o resultado só retorna verdadeiro se uma ou ambas as variáveis forem verdadeiras) e a XOR(o resultado só retorna verdadeiro se uma das variáveis for verdadeira).
    Esta lógica permite o barramento ou passagem de informação pela satisfação de condições pré-estabelecidas, podendo ser utilizada em funções de alternância, controle bilateral, inversão, entre outros. Na eletrônica moderna, circuitos integrados chamados placas lógicas(compostos de sub-circuitos chamados portas lógicas) desempenham estas funções.

    Vinícius Scariot- 301/ Técnico em Automação Industrial com ênfase em Eletrônica, em formação pelo SENAI-RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso seu comentário, Vini.
      A mesa redonda pode contar com você para o Boole, não é?
      Estas de parabéns. Amei.

      Excluir
  5. Boole não sobreviveu muito tempo à produção de sua obra-prima. Um ano após a sua publicação casou-se com Mary Everest, sobrinha do coronel George Everest. Sua mulher tornou-se sua devotada discípula. Depois da morte do marido, Mary Boole aplicou algumas ideias que ela havia adquirido dele para racionalização e humanização da educação de crianças, através do folheto Psicologia de Boole.
    Boole morreu de pneumonia, honrado e com crescente fama, em 1864.
    Algumas linguagens de programação tem um tipo lógico chamado bool como referência ao seu nome.

    Francini, 303
    Beijoos

    ResponderExcluir
  6. Foi o criaor da Álgebra Booleana que são estruturas algébricas que capturam a essência das operações lógicas bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento. Ela também é o fundamento da matemática computacional, baseada em números binários. Mais especificamente, a álgebra booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com expressões no cálculo proposicional. Hoje, as álgebras booleanas têm muitas aplicações na electrônica.

    Allana Roxo - 303
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. George Boole
    Por si mesmo, aos vinte anos, dispôs-se a dominar a “Mécanique Céleste” de Laplace, obra dificílima, pouco esclarecedora pela falta de interesse do autor em elucidar o caminho percorrido para suas conclusões. A seguir tentou acompanhar a abstrata “mecânica analítica” de Lagrange, na qual não é colocado um único diagrama do começo ao fim para ilustrar sua análise. Ainda assim pôde fazer sua primeira contribuição à matemática (um artigo sobre “cálculo de variações”). Ainda em seu estudo solitário descobriu as “invariantes”, cuja importância pode ser reconhecida ao conscientizarmos que sem a teoria matemática das invariantes (que cresceu a partir dos primeiros trabalhos algébricos) a Teoria da Relatividade teria sido impossível.
    Guilherme Monteiro- 303

    ResponderExcluir
  8. George Boole é considerado o pai da lógica moderna. Suas teorias têm implicações no desenvolvimento do computador, baseado em dígitos binários. Nasce em Lincoln, em família pobre, e estuda por conta própria, dedicando-se ao latim e ao grego. Aos 16 anos, começa a trabalhar como professor de escolas elementares.
    Quatro anos mais tarde, funda um colégio particular, que dirige por vários anos. Interessa-se por matemática e, depois de ler obras de franceses como Laplace e Legendre, passa a redigir artigos para o Jornal de Matemática da Universidade de Cambridge.

    Beijinhos. Rafa 303

    ResponderExcluir
  9. Então, no limiar de sua carreira científica, notou algo que outros poderiam ter percebido antes. Viu o que outros tinham negligenciado devido ao seu forte sentimento de simetria e beleza das relações algébricas. Outros olharam aquele achado, considerando-o simplesmente bonito, enquanto Boole reconheceu que ali estava algo de uma ordem mais elevada. Boole enviou seu trabalho para o Jornal Matemático de Cambridge, que havia sido fundado em 1837 e que se encontrava sob a hábil editoração do matemático escocês D. F. Gregory. A originalidade e estilo impressionaram Gregory, iniciando-se uma amizade que perdurou pelo resto da vida.

    Lari Antunes 303 ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, cuida pra não colocar coisas que os outros colegas já colocaram. A ideia é complementar.
      Obrigada pela participação.

      Excluir
  10. George Boole funda um colégio particular, que dirige por vários anos. Interessa-se por matemática e, depois de ler obras de franceses como Laplace e Legendre, passa a redigir artigos para o Jornal de Matemática da Universidade de Cambridge.
    Em 1847, no artigo Análise Matemática da Lógica, introduz o uso de símbolos para expressar processos lógicos que podem então ser lidos com o mesmo rigor de uma equação algébrica. Com isso, dá origem à lógica moderna.
    É condecorado pela Royal Society, em 1844, por suas contribuições ao desenvolvimento da análise matemática. Em 1848 publica Os Cálculos da Lógica e, em 1854, Uma Investigação das Leis do Pensamento.


    Patrícia, 303

    ResponderExcluir
  11. Boole foi e continua a ser considerado pelos colegas de profissão, e por todos aqueles que se dedicam à matemática, como tendo sido um homem genial. A lei especial da Lógica de Boole diz que x em relação a y = x. Para isso ser verdade, x = 1 ou x = 0. Sendo assim, a Lógica de Boole tem de utilizar um sistema Binário.

    A B C 0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 1
    Acima temos a tabela verdade de uma função básica a função AND , ela e um conjunto de funções da álgebra booleana têm implementação eletrônica através de transistores e são conhecidas como portas lógicas.
    Um circuito digital é regido pela álgebra de Boole, e com as portas lógicas existentes é possível implementar qualquer função da álgebra booleana. A seguir veremos as principais portas lógica, simbologia e tabela verdade.

    -NOT

    A função NOT é implementada na conhecida porta inversora.

    A B 0 1 1 0 (a)

    (b)

    (a) tabela verdade, (b) símbolo


    -AND

    A função AND pode ser definida em linguagem natural como 1 se todas as entradas forem 1 e 0 se apenas uma das entradas for 0.

    A B S 0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 1

    -OR

    A função OR também pode ser definida em linguagem natural ela é 0 se todas as entradas forem 0 e 1 se existir uma entrada em 1.

    A B C 0 0 0 0 1 1 1 0 1 1 1 1

    -XOR

    A função XOR conhecida como exclusive OR é muito parecido com a OR.

    A B C 0 0 0 0 1 1 1 0 1 1 1 1

    Temos acima algumas das principais portas lógicas existente, não são as únicas mas as outras portas existentes são combinações destas portas básicas, e todos os circuitos digitais podem ser montados somente com estas portas.

    Sistema binário é constituido de 1 e 0. Os CDs são gravados em binério. São apenas 1 e 0 combinados, ou acionado e desacionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas de parabéns, Dani.
      Maravilhosa participação. Junto com o Vinícius, você podia participar da mesa redonda sobre Boole. O q acha?

      Excluir
  12. Publicou, em 1854, An investigation into the Laws of Thought onde fundou as teorias matemáticas da lógica e da probabilidade. Boole viu a lógica de um modo novo e chegou a uma álgebra mais simples. Ele fez uma analogia entre os símbolos algébricos e os que representavam a lógica. E isso deu inicio a álgebra da lógica conhecida como álgebra Booleana, que possui aplicações na computação.
    Boole teve muitos outros trabalhos publicados, em 1859 um Tratado em Equações Diferenciais, em 1860 um Tratado em Cálculo de Diferenças Finitas, além de mais de 50 documentos sobre as propriedades básicas dos números.
    No seu trabalho Boole foi reconhecido como gênio. Ele recebeu títulos das Universidades de Dublin e Oxford e foi eleito Fellow of Royal Society em 1857. Mas Boole teve uma carreira foi muito curta, pois começou tarde e terminou com sua morte aos 49 anos.
    O trabalho de Boole foi fundamental para a evolução dos computadores. A Álgebra Booleana tem aplicações no design dos computadores modernos e nas ligações telefônicas.

    Aline 303

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Aline, mas cuide para não repetir coisas que os colegas já colocaram. A ideia é complementar.
      Obrigada pela participação.

      Excluir
  13. Achei bastante interessante a parte q a Aline comentou:
    No seu trabalho Boole foi reconhecido como gênio. Ele recebeu títulos das Universidades de Dublin e Oxford e foi eleito Fellow of Royal Society em 1857. Mas Boole teve uma carreira foi muito curta, pois começou tarde e terminou com sua morte aos 49 anos.
    O trabalho de Boole foi fundamental para a evolução dos computadores. A Álgebra Booleana tem aplicações no design dos computadores modernos e nas ligações telefônicas.

    Robson, 303

    ResponderExcluir
  14. Álgebra Booleana
    Na matemática e na ciência da computação, as álgebras booleanas (também conhecida como "Álgebra de Boole") são estruturas algébricas que "capturam a essência" das operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento. Ela também é o fundamento da matemática computacional, baseada em números binários.

    Receberam o nome de George Boole, matemático inglês, que foi o primeiro a defini-las como parte de um sistema de lógica em meados do século XIX. Mais especificamente, a álgebra booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com expressões no cálculo proposicional. Hoje, as álgebras booleanas têm muitas aplicações na electrônica.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. https://thepiratebay.se/torrent/14173902
    George Boole - O Gênio Da Lógica
    Documentario HD TV

    ResponderExcluir