Pessoal
Como só consegui um tempinho esse final de semana, abaixo segue detalhes das mesas redondas. Verifiquem, e se tiverem alguma dúvida perguntem.
Matemática
tem História
Projeto Mesa Redonda Matemática
Componente Curricular: Matemática
Série: 3º Médio
Turmas: 301 e 303 – Colégio Estadual
Imigrante
Professora: Maísa Palaoro de Campos
1. Objetivos específicos: conscientizar os educandos da importância do estudo da
história da matemática. Trabalhar a curiosidade dos alunos e o senso crítico. Provocar
dúvidas, de modo que os educandos se questionem, e questionem o que estudam na
disciplina. Mostrar que os conteúdos surgiram de muitos estudos, realizados por
homens simples, mas intelectuais e críticos.
2. Duração: durante todo o ano
3. Plano de Ação:
3.1. O quê? Construção da biografia de matemáticos com grandes
contribuições na matemática, que passam despercebidos em meio a tantos
conteúdos. Finalização de cada conteúdo com uma mesa redonda.
3.2. Quem?
Professora
Maísa
3.3. Quando?
Durante
o ano de 2012.
3.4. Onde?
Colégio
Estadual Imigrante
3.5. Como?
Os
alunos serão convidados a participar de um quebra cabeças sobre a biografia de
personagens, que tiveram importantes contribuições na matemática, pelo blog
Maistemática. Participam desse quebra cabeças os alunos que têm acesso à
internet, mas após a conclusão deste, a professora sintetiza a biografia e entrega
uma cópia para cada aluno, de modo que nenhum seja prejudicado.
Serão
marcadas datas para as mesas redondas, nas quais os alunos deverão manifestar
seu interesse em ser o centro das discussões.
4. Recursos necessários:
4.1. Humanos: professora de matemática e alunos das turmas 301 e 303.
4.2 Materiais: Sala de jogos, blog, livros, sites, materiais para a
decoração da sala, etc.
5. Avaliação:
A
avaliação dar-se-á de forma contínua durante todo o processo e serão observados:
o comprometimento com o componente curricular (empenho, interesse, participação
e organização), capacidade de pesquisa, atitude para apresentação e
relacionamento interpessoal (com os colegas e professora). Pontuação: 5 pontos para os participantes da mesa redonda no último
trimestre do ano (3º), de modo que todos os alunos possam participar.
6. Critérios a serem seguidos:
Os
alunos deverão se inteirar da vida do personagem a ser discutido, através do
texto entregue pela professora e/ou pesquisa realizada pelo mesmo.
Registros da mesa redonda sobre Tales de Mileto.
Muito boooom pessoal. Foi show essa primeira parte do trabalho com vocês. Parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário