sábado, 5 de maio de 2012

Projeto Matemática tem História


Pessoal
Como só consegui um tempinho esse final de semana, abaixo segue detalhes das mesas redondas. Verifiquem, e se tiverem alguma dúvida perguntem.


Matemática tem História

Projeto Mesa Redonda Matemática
Componente Curricular: Matemática
Série: 3º Médio
Turmas: 301 e 303 – Colégio Estadual Imigrante
Professora: Maísa Palaoro de Campos

1. Objetivos específicos: conscientizar os educandos da importância do estudo da história da matemática. Trabalhar a curiosidade dos alunos e o senso crítico. Provocar dúvidas, de modo que os educandos se questionem, e questionem o que estudam na disciplina. Mostrar que os conteúdos surgiram de muitos estudos, realizados por homens simples, mas intelectuais e críticos.

2. Duração: durante todo o ano

3. Plano de Ação:
3.1. O quê? Construção da biografia de matemáticos com grandes contribuições na matemática, que passam despercebidos em meio a tantos conteúdos. Finalização de cada conteúdo com uma mesa redonda.
3.2. Quem?
Professora Maísa
3.3. Quando?
Durante o ano de 2012.
3.4. Onde?
Colégio Estadual Imigrante
3.5. Como?
Os alunos serão convidados a participar de um quebra cabeças sobre a biografia de personagens, que tiveram importantes contribuições na matemática, pelo blog Maistemática. Participam desse quebra cabeças os alunos que têm acesso à internet, mas após a conclusão deste, a professora sintetiza a biografia e entrega uma cópia para cada aluno, de modo que nenhum seja prejudicado.
Serão marcadas datas para as mesas redondas, nas quais os alunos deverão manifestar seu interesse em ser o centro das discussões.

4. Recursos necessários:
4.1. Humanos: professora de matemática e alunos das turmas 301 e 303.
4.2 Materiais: Sala de jogos, blog, livros, sites, materiais para a decoração da sala, etc.

5. Avaliação:
A avaliação dar-se-á de forma contínua durante todo o processo e serão observados: o comprometimento com o componente curricular (empenho, interesse, participação e organização), capacidade de pesquisa, atitude para apresentação e relacionamento interpessoal (com os colegas e professora). Pontuação: 5 pontos para os participantes da mesa redonda no último trimestre do ano (3º), de modo que todos os alunos possam participar.

6. Critérios a serem seguidos:
Os alunos deverão se inteirar da vida do personagem a ser discutido, através do texto entregue pela professora e/ou pesquisa realizada pelo mesmo.

Registros da mesa redonda sobre Tales de Mileto.

















Muito boooom pessoal. Foi show essa primeira parte do trabalho com vocês. Parabéns!



Nenhum comentário:

Postar um comentário