Embalagem
Espacial
Projeto Embalagem Espacial
Componente Curricular: Matemática
Série: 3º Médio
Turmas: 301 e 303 - Colégio Estadual Imigrante
Professora: Maísa Palaoro de Campos
1. Objetivos específicos: conscientizar os educandos da importância do estudo da
geometria espacial, que é tão presente na nossa vida. Trabalhar a criatividade
dos alunos, transformando o estudo de sólidos geométricos em algo para a vida.
Analisar o cálculo de áreas e volume, utilizando as fórmulas matemáticas.
2. Duração: dois meses
3. Plano de Ação:
3.1. O quê? Criação de embalagens de produtos e folder
explicativo, utilizando materiais diversos.
3.2. Quem?
Professora
Maísa
3.3. Quando?
Maio
e Junho
3.4. Onde?
Colégio
Estadual Imigrante
3.5. Como?
A
princípio serão trabalhados em aula os conteúdos que darão suporte para a
realização do projeto. Em seguida a turma será dividida em pequenos grupos de 3
ou 4 integrantes para o sorteio do sólido geométrico a ser trabalhado.
Após
isso, será realizado um roteiro do projeto (nos grupos), com nome da criação,
esboço da embalagem, esboço do folder explicativo, medidas, lista de materiais,
etc.
Por
fim, a realização das embalagens e do folder.
Além
disso, após a entrega das primeiras embalagens, os alunos trabalharão na
criação de problemas envolvendo as embalagens de outros grupos.
A
professora reunirá todos os problemas em uma lista de exercícios, que será
posteriormente resolvida por todos os alunos. Os exercícios desenvolvidos serão
cobrados em uma futura avaliação individual.
4. Recursos necessários:
4.1. Humanos: professora de matemática e alunos das turmas 301 e 303.
4.2 Materiais: Papéis, plásticos, metal, tecido, revistas, jornais,
computadores, materiais reciclados, etc.
5. Avaliação:
A
avaliação dar-se-á de forma contínua durante todo o processo e serão observados:
o comprometimento com o componente curricular (empenho, interesse, participação
e organização dos materiais), capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos
na realização da atividade prática e relacionamento interpessoal (com os
colegas e professora). Pontuação: 7
pontos para a criação de cada embalagem.
6. Critérios a serem seguidos:
A
embalagem deverá ter altura igual a 18 cm, com uma margem de erro de 2 mm para
mais e para menos.
O folder deverá ter dimensões 15 cm por 10 cm,
também com margem de erro de 2 mm para mais e para menos. Além disso, deverá
conter no folder: o produto para o qual a embalagem é destinada, material
utilizado para a confecção da mesma, as dimensões da embalagem, área da base,
área lateral, área total e volume.Resultados obtidos nas turmas 301 e 303 - Prismas
Gustavo S., Kimberlli e Leonardo |
Evelize |
Guilherme, Josué, Rafael, Vinícius |
Bruna, Alexandra, Camila |
Caroline L., Jordana, Karen, Lílian |
Carolina, Anaraí, Lisiêh, Larissa |
Caroline S., Marcela |
Morgana |
Amanda, Caroline T.,Israel, Myriam |
Adrian, Arthur, Claudinei, Gustavo M. |
Aléxia, Aline, Allana, Gabriel, Rafaela |
Ana Paula, Eduarda, Francini |
Amanda, Jéssica M.,Pâmela, Tailane |
Ariane, Guilherme |
Ananda, Débora, Larissa A., Luana |
Juliana, Matheus, Rafael, Samuel |
Bruno, Leonardo, Luan |
Jéssica V., Patrícia, Robson |
Caroline, Franciele, Larissa L., Pedro |
Parabéns pelos trabalhos. Tudo muito lindo.
Beijos
Profe Maísa
Nenhum comentário:
Postar um comentário